Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável compõem um plano global, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, garantir educação de qualidade e promover qualidade de vida a todas as pessoas até o ano de 2030. A UFSM aderiu ao plano, e, agora, quer ouvir a comunidade para estipular prioridades que receberão investimento, e, consequentemente, maior atenção.
Como votar
Para votar, é preciso primeiro escolher quais objetivos você considera como prioridade a ser atingido. Depois é necessário informar qual cidade e o bairro, entre os campi da UFSM, que você mora, e enviar. Os votos devem orientar a distribuição dos recursos da UFSM nas ações de Extensão.
No campus de Santa Maria, é possível votar presencial no hall da Reitoria UFSM, na Biblioteca Central e no Restaurante Universitário (RU) I. No site da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), é possível conferir as informações sobre a implementação da Agenda 2030 na UFSM.
Os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, que devem ser elencados por prioridade de implementação
A campanha
A campanha “O Que Você Pode Fazer para Mudar o Mundo?”, realizada por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), integra os esforços da UFSM em implementar os 17 ODS nas regiões de abrangência dos campi da instituição. Busca também conscientizar a comunidade sobre a adoção de medidas urgentes para o desenvolvimento sustentável e preservação da vida.
O lançamento foi junto à Semana dos Objetivos Globais e a 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas. O evento internacional promove o debate entre a sociedade civil, empresas e o sistema da ONU, para acelerar a implementação dos ODS.
* Com informações da Universidade Federal de Santa Maria